facebook
RSS

Fala-se muito em estudar inglês ou francês no Canadá, o que felizmente já uma realidade que os brasileiros estão abraçando hoje em dia. Porém, quando trata-se de estudos em nível superior, ainda tem muita coisa desconhecida e com isso muitos medos.

Nessa matéria, vou falar sobre as vantagens de encarar os desafios de fazer um college ou universidade no Canadá, quais as diferenças entre eles e como fazer para conseguir chegar lá.

Primeiramente vamos ao básico, porém primordial. Nível de inglês ou francês!

Para poder cursar QUALQUER curso de nível superior no Canadá, será preciso ter o nível mínimo na língua que o curso será ministrado. Esse nível varia de acordo com o tipo de curso e instituição. Normalmente é possível encontrar essa informação nos requerimentos do programa.

Para comprovar o nível da língua, as instituições exigem resultados oficiais dos testes TOEFL, IELTS ou DELF (francês). Existem instituições que possuem seu próprio teste, muitas vezes gratuitos, de avaliação.

Quem pode cursar?

Pessoas com formação no ensino médio pra cima. Quando se é formado em faculdades brasileiras, muitas vezes será possível eliminar certas matérias, mediante apresentação do histórico escolar traduzido juridicamente. Quando o candidato já possui formação no Brasil ele não precisa apresentar documentação do ensino médio, basta apresentar o diploma. Para quem não é formado, será necessário apresentar comprovante de formação do ensino médio. Cada instituição tem seus requerimentos e a comprovação de documentos pode variar entre cada uma delas.

Qual a diferença entre College e Universidade?

A começar pelo termo que eles usam:

Esses termos não se referem ao tipo de instituição, mas sim ao tipo de formação que cada uma pode oferecer. Undergraduate é uma espécie de tecnólogo, muito comum entre os canadenses para a grande maioria das áreas de estudos. São cursos de até 3 anos com características mais praticas do que acadêmicas.

O graduate já é como um bacharel (inclusive usa-se o termo “Bachelor”). São cursos mais acadêmicos e com duração de 3 anos pra mais.

O tipo de formação varia de acordo com a profissão escolhida, sendo que algumas profissões só podem ser graduate, como medicina, direito, arquitetura, educação, etc.

O normal para áreas como administração, jornalismo, marketing, design e muitas outras são os cursos undergraduate, pois são cursos mais práticos e com menor duração, que já inserem o profissional no mercado de forma mais rápida e com conhecimento suficiente para disputar sua vaga no mercado.

Como eu disse acima, faculdade mesmo só para cursos com características exigidas para esse tipo de formação, do contrario, o college já serve.

Quais as vantagens de fazer um college ou universidade no Canadá?

Vou listar as vantagens em forma de tópicos para facilitar a visualização.

-    Diploma mundialmente reconhecido

-    Possibilidade de imigração apos a graduação

-    Direito a visto de trabalho de até 3 anos apos formação

-    Reconhecimento no mercado de trabalho brasileiro

-    Valor do investimento praticamente igual ao de faculdades particulares brasileiras

-    Facilidade de pagamento

-    Direito de trabalhar durante o curso adquirindo experiência internacional

Essas são apenas algumas vantagens em relação à faculdades brasileiras (particulares). Claro que muitas das vantagens também são válidas até mesmo se compararmos com faculdades publicas brasileiras, menos a questão do valor (obviamente).

Fazer college ou faculdade no exterior é portanto uma realidade que já está batendo na porta dos brasileiros e que pode ser explorada por aqueles de desejam se destacar no mercado de trabalho nacional ou internacional.

Mas meu inglês ainda não é bom suficiente para fazer um curso superior, como devo proceder?

A maioria das instituições pode realizar a matrícula com um termo de pendência na questão de comprovação de nível da língua. Nesses casos, o candidato pode ir para o Canadá estudar inglês pelo tempo estipulado pela instituição para atingir o nível mínimo e já sai do Brasil com visto com duração total do curso superior + o tempo que antecede para aprimorar a língua. Essa é uma ótima forma de ir para o Canadá com toda a documentação correta e pronto para concluir os objetivos educacionais sem surpresas.

Tópicos Relacionados a esse tema:

24 Responses so far.

  1. ola! sou angolano e pretendo estudar engenharia civil no canada, mais tenho poucas informacoes sobre os precos do curso, gostaria de saber se me podem ajudar? obrigado

  2. Poxa, eu gostaria muito de saber o que é preciso pra entrar numa universidade canadense.. Eles aceitam estrangeiros numa boa? Você saberia me dizer qual o procedimento pra entrar, se precisa de “vestibular”, além do TOEFL ou IELTS ou é somente a inscrição? Tenho interesse pelo curso de medicina..

  3. Rafa Canada disse:

    Olá Bernardo,
    As faculdades fazem análise de CV, histórico escolas, etc.
    Cada instituição tem seus requisitos. Ai vai depender de qual vc vai escolher.
    Com certeza TOEFL ou IELTS obrigatórios.
    O que vc está pensando em estudar?

  4. Iacy disse:

    Meu filho tem vontade de estudar no Canadá, quer fazer um curso, que no Brasil é o design de jogos. Esse tipo de curso, no Canadá é tipo tecnológo??

  5. Rafa Canada disse:

    Olá Iacy,
    No Canadá esses cursos são ministrado em Colleges, portanto, sim, tecnólogo.
    Se precisar de ajuda, me procure: rafael@nexusintercambio.com.br
    Até mais

  6. Iacy disse:

    Obrigada pela resposta. Gostaria de saber, também, qual o colégio que ministra o curso de design de jogos e como fazer para que meu filho matricule-se no curso. Se possível ter um orçamnento
    Grata
    Iacy

  7. Eduardo disse:

    Olá,estou indo morar 1 ano em Vancouver,irei trabalhar e estudar inglês por 3 meses..sou graduando do curso de eng. civil em uma universidade brasileira,vc saberia me a respeito de transferência,e em qual lugar eu poder procurar por valores,ir direto a UBC?desde já agradeço a atenção.

  8. Rafa Canada disse:

    Olá Eduardo,
    Sim, seria melhor se informar direto com a UBC se é lá que vc pretende estudar.
    Boa sorte!

  9. Henrique disse:

    olá, tudo bem? eu gostaria muito de ir para o canadá, ja faço faculdade aqui no Brasil, teria alguma possibilidade eu tentar fazer algumas matérias em uma das faculdades porem meu ingles não é tão bom… o que você me sugeri?

  10. Rafa Canada disse:

    Olá Henrique, tudo bem?

    2 coisas:

    1- Sem inglês, sem chance
    2- O máximo que vc poderia fazer é ver se a sua faculdade possuí algum tipo de parceria com alguma de lá, mas mesmo assim, sem inglês complica

    Sugiro que vc se concentre em aprender inglês!

  11. Deborah disse:

    Olá, gostaria de fazer um curso profissionalizante no Canadá com a duração de aproximadamente 4 semanas. Voce sabe se é possivel??

    Obrigada.

  12. Rafa Canada disse:

    Olá Deborah
    Nunca ouvi falar de nenhum curso profissionalizante com essa duração.
    Temos alguns certificados, mas o mínimo seriam 12 semanas, serve?

  13. Khayriyyah disse:

    Olá, tenho 17 anos e termino o colegial esse ano, e também termino o curso de frances. Pretendo tentar ingressar na Universidade de Montreal e gostaria de saber como consigo, o que necessito e se é muito difícil :( gostaria de saber se você me recomenda outra tbm ?

    Desde já, obrigada !

  14. Rafa Canada disse:

    Olá, tudo bem?
    Depende muito da área de estudos q vc escolher… vc vai precisar comprovar nível mínimo de conhecimento da língua através de testes oficiais.
    Sugiro que vc procure a Rosi do Canadian University Application Centre (brazil@canada123.org). Ela vai poder te ajudar com todas essas informações.
    Diga que foi indicação do Rafael da Nexus Intercâmbio.
    Boa sorte!!

  15. daniel disse:

    Ola Rafa, muito bom site, parabéns.
    Estou planejando fazer algum college de 2 anos em 2014, até lah espero ter cerca de 60.000 reais em conta. A minha duvida é sobre a renda que se deve comprovar, tenho que comprovar dinheiro para apenas o primeiro ano ou para os dois anos? Se eu pagar o primeiro ano, e o resto comprovar dinheiro para o primeiro ano, e colocar algum fiador, como meus pais, junto a questao fica resolvida? depois dos 2 anos de college consigo visto de trabalho e tenho que comprovar renda até ter o trabalho, se nao tiver, e se tiver um fiador ainda sera valido? Obrigado desde já.

  16. Eduan disse:

    Oi, Rafael!
    Mandei um email para você mas por aqui, aparentemente, parece ser mais confiável receber uma resposta rs
    Já tenho meu TOEFL exam marcado para fevereiro mas gostaria de ajuda quanto a boas e acessíveis faculdades no Canadá. Seria demais se pudesse me ajudar com isso ou me encaminhar a alguém que possa. Agradeço desde já.

  17. daniel disse:

    Olá Rafa, parabéns pelo site, muito boas as informações. Minha dúvida é se posso pedir visto de estudante para ir direto para o college? Ou é necessário fazer algum curso de ingles antes?
    Obs: isso, é claro, já tendo o nivel de ingles exigido pela escola (ielts/toefel…)

  18. Rafa Canada disse:

    Olá Daniel,

    Se vc já tem a matrícula do college, vc aplica para o visto de estudos direto.

    O que vai determinar o tipo de visto é a documentação, ou seja, se vc tem a carta de aceitação do college, tudo certo.

    Boa sorte!!

  19. Rafa Canada disse:

    Olá Eduan, já estamos nos correspondendo via email ;)

  20. Rafa Canada disse:

    Olá Daniel,

    Esse visto de trabalho após a graduação só pode ser solicitado se vc se formou em determinadas instituições.

    Pra esse visto vc não precisará apresentar renda

  21. Bruna disse:

    Oi, Rafael!

    Estava querendo fazer um curso de medicina no Canadá. Pelo que eu vi na matéria é um curso de graduate. A minha dúvida é: eu preciso fazer um curso de undergraduate antes de fazer um de graduate? Tem vestibular pra entrar na universidade?

  22. Francisco disse:

    Bom dia A todos,

    Gostaria de pedir uma ajuda a voes sobre valores no College na BCIT em Vancouver. Nao consegui entender o anexo que eles mandaram falando sobre os precos. Eu pretendo fazer o Computer Information Systems Administration (Network Systems Administration Option): Full-time . A media de falores anuais que se paga no Canada seria quanto ?

    Grande abraco a todos

  23. Rafa Canada disse:

    Olá Bruna,

    Não precisa fazer under primeiro e tb não existe vestibular para entrar na faculdade.

    Vc precisa aplicar direto para a faculdade e ver quais documentos eles vão pedir

    Boa sorte!!

  24. Rafa Canada disse:

    Olá Francisco

    Vc precisa ir na parte onde diz: International Students. Ali vc vai encontrar os valores corretos

    Qualquer coisa, me procure, eu represento o BCIT e posso te ajudar em todo o tramite

    Aguardo seu contato (rafael@nexusintercambio.com.br)

    Att


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...