facebook
RSS

Travellers Checks

O que é?

O traveller check, ou cheque de viagens, é uma forma cômoda e segura de levar dinheiro em viagens internacionais. É aceito em hotéis e em diversos estabelecimentos comerciais em todo o mundo, como lojas e restaurantes, e também pode ser facilmente trocado pelo dinheiro local em instituições financeiras ou postos de câmbio. Os estabelecimentos comerciais, no entanto, podem não aceitar pagamento em traveller, o que vai exigir o câmbio em instituições financeiras.

O traveller pode ser em dólar ou em euro. O traveller em dólar é amplamente aceito nos Estados Unidos, mas não em países cuja moeda local não seja o dólar. Neste caso, será preciso realizar uma operação de câmbio.

 

Dicas importantes

Antes de viajar, é recomendável anotar o número de todas as folhas de seu talão de traveller check em um bloco de notas e riscá-los à medida em que for usando. Desse modo, o turista tem um maior controle dos cheques já usados em caso de roubo. Esses, obviamente, não podem ser reclamados. Um dos principais golpes é roubar apenas uma folha do meio do talão para que o proprietário não perceba. Por isso, faça um checagem constante dos travellers e evite deixá-los expostos a risco.

O traveller check tem dois campos para assinatura: a primeira é feita no ato da compra do talão, e a outra, no pagamento de uma compra. O turista jamais deve assinar o espaço destinado para pagamento da compra antes de efetuá-la, o que seria equivalente a andar com um cheque assinado ao portador.

Algumas instituições cobram comissão na troca de travellers, às vezes de valor fixo pela operação toda, outras vezes por cheque trocado. Então avalie, para cada caso, se a comissão vai prejudicar ou não o câmbio, e qual a prática de outros bancos que também podem fazer a operação.

Cuidado com os valores trocados quando se aproxima o tempo de retornar ao Brasil. Trocar os travellers por moeda em espécie e depois trocar por reais no Brasil aumenta o custo da operação. Se for preciso trocar traveller por papel-moeda, é melhor fazê-lo aos poucos, também porque os travellers têm garantia de reembolso.

 

Seguro contra roubo, perda ou furto

Os travellers checks são reembolsados em casos de perda, furto ou roubo, desde que o cliente cumpra o Acordo de Compra, que inclui:

 Os travellers têm dois campos de assinatura. O primeiro (superior) deve ser assinado no momento da compra. A segunda assinatura (inferior) somente deve ser feita no momento do pagamento de conta ou troca, na presença de quem estiver recebendo o traveller;

 Guardá-los em local seguro, da mesma maneira que faz com seus documentos pessoais e dinheiro em espécie;

 Manter o comprovante de compra separado dos travellers. Este comprovante, também chamado de contrato de compra e venda, traz: nome completo, endereço, telefone, motivo da viagem, data prevista da viagem, taxa de câmbio, valor total adquirido e número de série dos travellers. É o número de série que o cliente deve informar à instituição emissora em caso de roubo ou perda. A instituição também pode exigir outros documentos, como boletim de ocorrência ou documento de identidade;

 Comunicar a ocorrência e suas circunstâncias à Central de Atendimento da emissora do traveller. O número do telefone encontra-se no porta travellers recebido no momento da compra. É preciso informar o valor, os números de séries, o local e data da compra. Por isso, mantenha um controle de quais travellers foram gastos de fato.

 

 

 

>>>>Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos>>>>

 

Tópicos Relacionados a esse tema:

4 Responses so far.

  1. Flá disse:

    adorei seu blog!br /várias coisas que eu tinha dúvidas achei respostas aqui.br /very nice!br /br /beijo

  2. RafaCanada disse:

    Obrigado Flá!

  3. Allan disse:

    E quando perde-se os comprovantes dos travelers? O que proceder?

  4. Rafa Canada disse:

    Oi Allan,
    A melhor coisa a se fazer é entrar em contato com a empresa onde vc adquiriu


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...