facebook
RSS

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende solicitar seu visto por um dos VACs? Quer aplicar para visto canadense pelo VAC mas não tem um em sua cidade? Quer saber como fazer para receber o passaporte de volta? Se alguma dessas perguntas passou pela sua cabeça, continue lendo essa matéria que vc encontrará as respostas.

Estive em contato com o VAC e fui informado que, para enviar e receber os processos sem ter que ir pessoalmente as opções são:

Lembrando que, sempre que for utilizar um representante deve-se preencher o form IMM5476
1- Utilização de despachante (que cobra taxa extra que varia de cada empresa)
2- É possível colocar uma empresa de motoboys como representante. Sendo que, para o mesmo motoboy que vai entregar e retirar, seja identificado seu nome OU escrever uma carta informando que a empresa vai designar um motoboy qualquer para a retirada, que portanto não é possível saber o nome exato.
3- É possível enviar o processo por correio, já para receber de volta, é preciso enviar o comprovante de pagamento da taxa de retorno (enviar um email para o VAC escolhido e solicitar qual o valor da taxa de retorno para sua cidade). Junto com esse comprovante, envie uma carta informando que o valor da taxa de retorno foi paga e informe tb qual o endereço que deve ser entregue o passaporte. (não é preciso o form IMM5476 para esse caso)

A taxa de retorno deve ser paga no caixa de qualquer agencia do HSBC na conta do VAC (beneficiário: Computer Science Corporation), de preferência SEPARADAMENTE da taxa de serviço do VAC

Essas informações têm sido a grande dúvida de muitas pessoas que desejam fazer o processo de visto independente. Esperamos que agora fique mais fácil de compreender como o processo funciona.

>>>> Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos >>>>

Tópicos Relacionados a esse tema:

17 Responses so far.

  1. Juliana disse:

    Como sempre suas informações sao bem úteis. O problema eh que o VAC pede que enviemos um envelope do Sedex para retorno do passaporte, mas recentemente eu esperei 5 dias só para que o VAC me informasse qual o valor que deveria pagar para receber o encaminhamento para o exame medico. Aqui para o Ceará foi de 109 reais e recebi via DHL, embora o Sedex custe 49 reais e chega no outro dia do mesmo jeito. Enfim… Temos que pagar o que eles pedem.

  2. Juliana disse:

    Na central de atendimento por telefone eles nao souberam informar o valor, so por email e demorou bastante a resposta. Eu ate sugeri que eles colocassem no site esta informação ( preco para cada estado) ou pelo menos o link para que pudéssemos consultar.

  3. Rafa Canada disse:

    Oi Juliana, realmente muito boa sua colocação.
    Eu tb entrei em contato por telefone e não souberam informar, já enviei um email faz tempo e não recebi resposta ainda.
    Vou fazer a mesma sugestão, ai que um dia eles começam a dar ouvidos aos usuários dos serviços deles.
    Mais uma vez obrigado pela participação

  4. Rafa Canada disse:

    Eles agora não estão mais sugerindo apenas o serviço da DHL, mas sim, qualquer serviço de entrega (Sedex, Fedex, Correio, etc)
    Ao menos aumentou a opção de serviços

  5. Juliana disse:

    Oi Rafa! Boa noticia: já recebi um email dizendo que meu processo foi concluído!

    Agora de volta ao VAC… Mandei 2 emails perguntando sobre se eu teria obrigatoriamente de usar o serviço do DHL e a resposta foi a seguinte:

    A senhora pode solicitar o envio via DHL ou enviar uma carta registrada dos Correios com os selos que sejam suficientes para o envio a sua residência.O VAC faz o envio via Correios, porém não se responsabiliza caso o passaporte seja extraviado

    Quando enviei o segundo email perguntando sobre o Sedex a resposta foi rigorosamente a mesma. Ou seja…. O DHL mesmo!

  6. Rafa Canada disse:

    Oi Juliana, tudo bem?

    Mais uma vez agradeço MUITO pelas suas contribuições, elas são excelentes!!

    Pelo que me passaram, é possível utilizar a FEDEX ou o SEDEX para envio e retorno de documentos.

    Obviamente eles não vão se responsabilizar por extravios, afinal, isso é responsabilidade da empresa transportadora. Mas não precisa ser apenas o DHL (ao menos foi essa informação que eu recebi)

    Ainda continuamos sentindo um certo despreparo nas respostas deles, mas isso se deve por ser um serviço novo. Espero que essas coisas se resolvam o quanto antes.

    Obrigado!

  7. Juliana disse:

    Rafa! Essa eu tenho q te contar!

    Hj a tarde recebi um email do VAC perguntando quando seriarmos viagem e me solicitando que enviasse a copia física do comprovante de pagamento da taxa de postagem (ou seja queriam que eu gastasse mais 50 reais só pra enviar um papel). Aí eu me zanguei!! Minha resposta foi:

    Eu nao vou mandar nao! Vcs que chequem na conta de vcs e já mandei o comprovante. Vcs tem que otimizar os serviços e nao prejudicar os clientes. Gentileza enviar o passaporte o mais rápido possivel já que na paguei por esse serviço!

    Em 15 minutos eles me mandaram outro email dizendo que enviariam o passaporte ainda hj.

    Ta vendo?!!

  8. Juliana disse:

    Passaporte recebido e visto concedido!

  9. Rafa Canada disse:

    Meus parabéns!!!!
    Espero que vc aproveite muito sua viagem!!
    E obrigado pelas contribuições.
    Vamos manter contato
    Boa viagem!!

  10. Amanda disse:

    Engraçado ver as respostas diferentes de vcs. Levei meu passaporte de meu namorado pessoalmente no VAC do Rio, e quando quis comprar um envelope dos Correios para receber de volta, me disseram que SÓ PODIAM mandar por DHL! Que as pessoas do VAC não poderiam sair de lá para postá-los no correio, e que o DHL para a própria cidade do Rio de Janeiro, pasmem, era de 46 reais.

    Absurdo.

  11. Rafa Canada disse:

    Oi Amanda, tudo bem?
    Bom, pelo visto então cada VAC de cada cidade está trabalhando de forma diferente.
    Essas informações eu obtive no VAC de SP.
    Vou inclusive colocar este adendo no artigo para que não haja confusão.
    Obrigado pelas informações!
    Boa sorte para vcs!

  12. Igor disse:

    Pelo menos no de SP nao precisa disso tudo. Entrei em contato com eles hoje. Basta enviar por sedex os documentos para visto e juntamente uma carta registrada selada para que o passaporte possa voltar pra voce, no final do processo.

  13. Rafa Canada disse:

    Isso mesmo Igor!

    Obrigado pelos inputs =)

    Abrs

  14. Luciano disse:

    Pra receber o passaporte via DHL so tenho que fazer o deposito na conta do vac ?

  15. Igor disse:

    Bom dia.
    Vale a pena atualizar. Enviei minha documentação segunda-feira (10/09) via sedex sem despachante. Incluí um envelope pré-pago como solicitado para a volta do passaporte, porém para minha surpresa o VAC enviou um e-mail falando que já estava encaminhando minha documentação para o consulado analisar PORÉM O ENVELOPE PRÉ-PAGO NÃO É MAIS O SUFICIENTE PARA O RETORNO DO PASSAPORTE.
    Eles agora estão trabalhando obrigatoriamente apenas com DHL, que segundo eles oferece seguro contra extravio. CONCLUSÃO: Terei que desembolsar a quantia de 78,00 (taxa DHL para minha região) pra obter meu passaporte de volta.

  16. Laura disse:

    Oi, por favor, e se eu enviar os meus docs e o da minha amiga no mesmo envelope, eles devolvem tudo junto – pagando uma só taxa DHL?

    Aguém sabe dizer?

  17. Rafa Canada disse:

    Oi Laura,
    MUITO provavel que não
    Pois cada visto será processado separadamente, sendo assim, podem ficar prontos em datas diferentes


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...