facebook
RSS

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo:

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Adquirir fluência é uma coisa que envolve muitas variáveis, a começar pelo grau de comprometimento do estudante. Mas muito mais importante que isso, é saber identificar o que seria fluência para cada um.

É isso mesmo, para cada pessoa, fluência pode ser uma coisa completamente diferente, sendo que, essa variação vai de acordo com as REAIS necessidades de cada pessoa.

Para uma pessoa que precisa ler e escrever emails no trabalho e quer se aperfeiçoar para conseguir uma promoção, fluência será saber executar suas tarefas com êxito. Uma pessoa que vai participar de reuniões e fazer viagens ao exterior à trabalho, fluência seria conseguir compreender e se comunicar com êxito. Como vcs podem ver, fluência é uma coisa que varia mais da necessidade do que as pessoas imaginam.

Na minha opinião, fluência é vc ser capaz de realizar TODAS as capacidades (ler, escrever, ouvir e falar) corretamente, sem cometer erros de gramática, interpretação ou pronuncia, saber gírias, linguagem formal e informal, coloquial e ser capaz de ser confundido com um nativo. Talvez eu seja muito rigoroso, mas no meu dicionário, esse é o significado de fluência. Eu morei quase 4 anos no Canadá e não me considero fluente, mas de acordo com a minha definição. Agora, se eu quisesse apenas ser fluente para poder escrever e ler emails, participar de reuniões e fazer palestras, etc, sim eu seria fluente. Portanto, quando for pensar em fluência, tentem identificar o que seria fluência e focar naquilo que julguem ser mais importante. Muitas vezes saber esses detalhes pode ajudar a escolher a escola de acordo com o método de aula, freqüência de alunos nas aulas e na cidade.

 

 

>>>> Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos >>>>

 

Tópicos Relacionados a esse tema:

One Response so far.

  1. Thiago disse:

    Ótimo post! Realmente, fluência depende do que cada um vai usar seu inglês, é algo que depende muito do referencial..

    Essa sua definição é regirosa mesmo ein! hahaha…

    Pois pra ser confundido com um nativo, até o sotaque torontoniano teria que ser parecido… O que não deve ser tão fácil … tiramos o exemplo do Brasil, tem gente que sai do Sudeste pra o Nordeste ou vice-versa e nunca pega o sotaque, continua anos e mais anos com o sotaque da região de origem.


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...