facebook
RSS

Níveis de aprendizado

jun - 30 - 2011
Rafa Canada

A começar pelo nivelamento no primeiro dia de aula. TODAS as escolas no Canadá fazem uma avaliação no primeiro dia onde eles identificam o grau de conhecimento dos alunos nas diferentes habilidades (leitura, escrita, audição e fala).

O que costuma acontecer é que, os brasileiros possuem grande facilidade de aprendizado, especialmente se comparado a outras nacionalidades como os asiáticos e árabes, devido a semelhança entre as línguas, e por isso, muitas vezes temos a sensação de estarmos em um nível de aula abaixo do que deveríamos, porém, a maioria das vezes isso é uma ilusão que sentimos devido a maior facilidade em nos comunicarmos na sala de aula. Claro, umas vezes ou outras pode mesmo estar errado, mas na maioria das vezes, apos uma semana de aula é possível perceber se o nível esta certo ou não.

Outra coisa interessante referente ao nível de aprendizado, sempre haverá um momento onde sentiremos que estamos estagnados, parece que não estamos aprendendo e que não esta sendo produtivo. Isso se deve ao formato que a o gráfico de aprendizado do ser humano acontece.

Existe inclusive uma teoria chamada Equilíbrio-equilibração. Essa teoria coloca o aprendizado como um degrau de uma escada que possui diferentes lances, onde cada um desses lances é separado por uma plataforma continua (reta), sendo assim, quando atingimos um determinado lance, sempre há um espaço de tempo (equilíbrio) onde vamos ter a sensação de que não estamos aprendendo, quando na verdade estamos nos acostumando com o que foi aprendido para então estarmos prontos para novos desafios de aprendizagem. Quando começamos um novo lance (equilibração), as dificuldades voltam e a sensação é de que desaprendemos, quando na verdade estamos voltando a ter dificuldades (o que representa uma nova fase de aprendizado). Essa alternância de degraus e lances passa a idéia de estagnado ou mesmo de falta de aprendizado, mas na verdade é meramente um formato de aprendizado que o Cérebro humano funciona. O jeito é entender que, quando estamos passando por um lance, entre uma escala de aprendizado e outra, é um momento onde estamos realmente assimilando o que foi aprendido e nos preparando para uma nova etapa.

Essa alternância varia entre cada pessoa, tem pessoas que mudam o estágio em semanas, outros que duram meses. É natural muitas vezes o estudante estar há 2 meses no Canadá e ter a sensação que não aprendeu nada (pode ter atingido o equilíbrio ou acabado de iniciar a equilibração), enquanto outro estudante, nos mesmos 2 meses, já passou de estágio mais de 1 vez e tem a sensação de que aprendeu mais que o outro. Dai vem as diferenças em tempo de aprendizado de cada pessoa.

 

 

>>>> Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos >>>>

 

Tópicos Relacionados a esse tema:

2 Responses so far.

  1. SonhoComCanada disse:

    legal o post. eu fiz prova na YMCA em Montreal quando estive lá em 2003. e na época eu estava quase terminando o nível avançado no yasigi e lá, na YMCA, me colocaram no nível intermediário. sei como é. o ensino é diferente. até porque lá tinha aula de segunda a sexta, já no yásigi, 2 vezes por semana. começa por aí.br /br /abraços;br /Catherinebr /http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

  2. RafaCanada disse:

    É bem por ai mesmo hehehebr /br /E ai, quando vai realizar o sonho de ir pra Vancouver??br /br /Bjs


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...