facebook
RSS

Esta em busca de trabalho no Canadá e quer saber como se dar bem? Pensa em ir para o Canadá mas não sabe se vai conseguir trabalho?

 

Essas e outras perguntas são muito freqüentes nas cabeças das pessoas que pensam em passar um tempo ou até mesmo morar no Canadá.

 

Realizamos uma breve pesquisa em nossa página do Facebook durante 2 semanas para apresentar alguns dos fatores que podem influenciar a busca por trabalho e para saber a opinião de nossos leitores sobre o assunto.

 

O interessante dessa pesquisa é entender como funciona o pensamento e comparar a linha de raciocínio de quem já foi, está lá ou pretende ir.

 

Claramente existe uma grande diferença dos que já estão ou estiveram lá em relação aos que nunca foram. Os fatores abordados na pesquisa foram:

 

-Experiência no tipo de trabalho desejado

-Fluência na língua

-Conhecimento e orientação de alguém no pais

-CV bem preparado

-Indicação de alguém conhecido

-Visto adequado com duração superior a 6 meses

 

O mais interessante nos resultados obtidos é que a última opção não recebeu votos. Digo que é interessante pois não parece que as pessoas julgam a permissão (melhor ainda, o tipo de permissão) de trabalho necessária para trabalhar no Canadá como importante. Outro fator interessante, ser indicado por alguém também não pareceu ser relevante.

 

O fator vencedor foi a fluência na língua, seguido por experiência no tipo de trabalho desejado, ficando em terceiro os fatores conhecimento e orientação e CV bem elaborado.

 

Separei agora uma breve justificativa para cada um dos fatores com o intuito de alertar aos desavisados e ajudar os pretendentes a trabalhar no Canadá a como conseguir aumentar suas chances.

 

Por incrível que pareça, na minha opinião, a ordem de prioridade dos fatores vai de baixo para cima (de acordo com a ordem colocada mais acima), portanto:

 

1- Visto adequado com duração superior a 6 meses

É imprescindível ter o visto ou permissão de trabalho para poder exercer QUALQUER tipo de trabalho “remunerado” no Canadá. Saiba mais sobre os tipos de vistos.

Além disso, a duração do seu visto ou permissão pode SIM ser um fator determinante para a busca por trabalho, pois muitas vezes o candidato pode se deparar com uma empresa buscando uma pessoa por um tempo mais prolongado, e se a duração do visto do candidato não for suficiente, a empresa deverá optar por outra pessoa. (é sempre bom pensar com a cabeça do empregador. Coloque-se no lugar dele e pense se vc contrataria alguém para um Período muito curto. A empresa tem todo o tempo de treinar essa pessoa para dali a pouco ela sair e ter que repetir o processo seletivo todo novamente. Inviável, certo?)

 

2- Indicação de alguém conhecido

Muitas vezes uma indicação vale mais que um bom CV ou experiência na área (infelizmente é verdade). Portanto, se vc está lá e recebe a indicação para um trabalho (claro que varia da influência da pessoa que o indicou, mas estou aqui me referindo a um funcionário, ex-funcionário ou conhecido de alguém da empresa que seja influente), vc já tem mais de 50% de chance de conseguir esse trabalho.

Ai vem a questão, se eu acabei de chegar lá, como vou fazer para conhecer alguém que possa me indicar?

Simples, tenha uma vida social ativa, conheça pessoas, converse e exponha suas necessidades, quando menos se espera, algo aparece. Mas se ficar de casa pra escola ou de casa pra rua atrás de trabalho vai ser mais complicado.

 

3- CV bem preparado

Uma indicação aliada a um bom CV já vai te garantir mais de 80% de chance, isso se já não for o suficiente. Porém, um bom CV também ajuda bastante para os casos sem indicação, pois é ai que começa a seleção dos candidatos, para então serem chamados para entrevista. É ai que vem os próximos 2 itens.

 

4- Conhecimento e orientação de alguém no pais

Receber orientação de algum nativo ou de alguém que está lá há algum tempo é importante para ajudar a preparar o CV e também para se preparar para a entrevista, alem de poder receber sugestões de lugares para procurar trabalho, muitas vezes lugares esses que vc não faria idéia da existência se não fossem sugeridos.

 

5- Fluência na língua

A fluência na língua com certeza vai ajudar na entrevista, que é sua porta de entrada para o trabalho, mas não totalmente determinante (de acordo com a prioridade dos fatores). Muitos trabalhos não exigem fluência na língua, especialmente no Canadá onde existe um mercado todo voltado para estudantes internacionais e imigrantes, mercado esse que já tem expectativa de contratar um candidato com o inglês ou Frances como segunda língua.

 

6- Experiência no tipo de trabalho desejado

Esse com certeza é o menos importante, a não ser que vc esteja aplicando para um visto de trabalho de fora do Canadá, onde ai sim esse fator será importante para seu empregador justificar o motivo de contratar vc ao invés de um cidadão ou imigrante que já esteja no país. Agora, para os que lá estão já com visto ou permissão, olhando para a ordem dos fatores, nota-se que esse é um dos menos importantes, uma vez que, se vc já tem um visto de trabalho isso significa que vc já comprovou ao governo que tem experiência, do contrario não teria o visto, e para os que tem permissão de trabalho (que normalmente são vinculadas ao visto de estudante), essas pessoas não tem grandes expectativas de exercer grandes funções, até mesmo por limitações de duração da permissão, etc.

 

Como vcs podem ver, esses fatores tem sua influencia no processo de busca de trabalho, cada um com seu grau de importância, mas muito mais que isso, se vc souber se basear neles para se preparar para o mercado de trabalho, suas chances vão aumentar consideravelmente.

 

Esse assunto pode gerar certas discordâncias e muitos comentários. Eu convido a todos a deixar sua opinião e ponto de vista, bem como compartilhar suas experiências com os outros leitores.

 

Até a próxima!

Tópicos Relacionados a esse tema:

3 Responses so far.

  1. Luis Mauro disse:

    Parabéns pelo seu artigo.
    Cada vez mais que leio sobre o Canadá, mais eu fico apaixonado pela sua pluralidade. Tenho muita vontade de trabalhar por lá, mas não gostaria de chegar com uma mão na frente e outra atrás. rs…

    Abraços e mais uma vez, parabéns!

  2. Wanderley de Lima Filho disse:

    Olá Rafa, estou com muita vontade de deixar o Brasil e ir para o Canadá.
    Como meu inglês é muito pobre, estou com a ideia de ir com um visto de estudo + permissão de trabalho.Tem várias agências aqui que oferecem este tipo de visto.
    Duvidas:
    Quais tipos de emprego consigo com a permissão de trabalho,que se não estiver enganado me permite trabalhar 4 horas diárias.
    Se me matricular num curso de inglês de alguma universidade , que acho se mais vantajoso, pois quero dar continuidade nos estudos depois, é possível arrumar emprego e junto uma permissão de trabalho.
    Seus artigos tem sido de grande ajuda.
    Obrigado.

  3. Rafa Canada disse:

    Olá Wanderley,

    Os trabalhos para quem está aprendendo inglês são, geralmente, no setor de serviços, como hotéis, bares, restaurantes, etc.

    Na minha opinião, não acho que vale a pena estudar inglês nas faculdades. O curso é extremamente mais caro e o aprendizado em si não muda tanto.

    Se quiser, procure pelo Ricardo, da Nexus Intercâmbio, ele poderá te ajudar.

    ricardo@nexusintercambio.com.br

    Espero ter ajudado

    Att


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...