facebook
RSS

Fazer um intercâmbio é uma grande experiência e uma difícil decisão, agora, mais difícil do que decidir onde estudar ou pra qual país viajar é conseguir escolher a melhor agência de intercâmbio. O intercâmbio sempre será uma experiência memorável, porém, se vc não souber escolher corretamente a agência, essa experiência pode se tornar algo que vc não vai querer lembrar nunca mais na sua vida.

Existem alguns passos que se pode tomar que vão ajudar a identificar a melhor agência para o seu objetivo de intercâmbio.

Verificar se a agência tem registro na Embratur seria um bom começo. Assim como verificar no Procon e em algumas mídias sociais como o reclameaqui.com.br por exemplo pode ajudar a refinar sua pesquisa quanto a seriedade da agência. É possível também pesquisar o CNPJ da empresa junto à Receita Federal para se certificar que a empresa é idônea.

O Pedro Bandeira, do blog: http://www.ointercambista.com.br/, fez uma colocação muito interessante que era exatamente o que eu riria escrever, portanto, resolvi apenas mencionar a citação dele abaixo:

“O primeiro item vem da forma de atendimento de muitas agências hoje em dia que estão fazendo o atendimento on-line, porém já ouvi de muitas pessoas “Não vou deixar tanto dinheiro com pessoas que só conheço pela internet.”, o que na minha opinião é um erro de julgamento, já que nossa gama de informações e variedade nos preços serão bem maiores se pesquisarmos também fora de nossa cidade. E através da própria internet é que podemos obter várias informações sobre a legitimidade da agência.

Já a forma de atendimento do pessoal da agência é de suma importância, pois pode ter certeza, o que mais irão surgir durante o período que antecede a viagem são as dúvidas e você precisará muito de sua agência para esclarece-las.

Consultar pessoas que já realizaram o intercâmbio seja pela agência que você está indo ou por outras, pelo menos a meu ver, é uma das partes mais divertidas do processo pré-viagem, uma vez que você conhece várias histórias e imaginar outras que poderão acontecer com você. E estas pessoas podem te falar com mais detalhes os dois primeiros itens.

E agora a parte que ninguém gosta, mas que é a mais importante, pelo menos pra mim. Este é um lado que está melhorando, pois como a concorrência entre as agências está bem maior, os preços estão melhorando cada vez mais. Porém muita gente pensa (no caso de intercambio para estudo) que as escolas são todas iguais e só olham o preço de seu curso na hora de se decidir. Isto depende muito da motivação que você tem para realizar sua viagem. Se você não se preocupa tanto com o ensino na escola e não liga se terão muitos brasileiros em sua escola, aí sim olhe somente o preço, mas se você prefere um contato maior com estudantes de países variados ou um ensino melhor já comece a se preocupar com o preço. Verifique também o site da escola e outras pessoas que estudaram lá para não se arrepender depois.”

Formas de pagamento podem ser tentadoras, porém de nada adiantam se sua agência não está disposta a resolver seus problemas durante seu intercâmbio. Existem MUITAS agências por ai que não respondem mais aos emails ou telefones de clientes depois que eles fazem o pagamento do curso. Para esse tipo de agência, vc é só mais um número, uma meta que deve ser batida. Procurar por empresas que estão realmente preocupadas com o andamento do programa e o curso a ser escolhido, garantindo o sucesso total do intercâmbio é um grande diferencial na minha opinião.

O grande segredo é, portanto, pesquisar muito, perceber se a agência tem experiência no ramo e no país de destino que vc escolheu e além disso, perceber se estão nisso simplesmente por dinheiro ou se realmente se importam com a viagem a ser empreendida pelo intercambista.

Saber identificar as vantagens e desvantagens, clareza nas informações, regras, contratos, etc também é importante.

Feito tudo isso, tenho certeza que vc terá encontrado a melhor empresa para seu intercâmbio.

>>>> Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos >>>>


 

Tópicos Relacionados a esse tema:

4 Responses so far.

  1. Bárbara disse:

    Olá, Rafa! Tudo bem?
    Sou Bárbara Silveira, de Salvador, Bahia.
    Estou concluindo a faculdade de jornalismo no final de 2012 e pretendo ir para o Canadá em abril de 2013 para estudar inglês. Fiz uns orçamentos em umas agências daqui e saiu bem mais caro quando comparei com o preço das mesmas instituições disponibilizados nos sites das escolas. Você acha que é vantagem negociar diretamente com a escola?

    Se possível, me adiciona no facebook: http://www.facebook.com/barbara.silveira.773

    Tchau, obrigada.

  2. Rafa Canada disse:

    Olá Barbara,
    Não é por nada não, mas eu obviamente sugiro que vc faça um orçamento comigo, na Nexus Intercâmbio
    http://www.nexusintercambio.com.br
    Vou add vc no FB
    Abs

  3. André disse:

    Olá Rafa, estou acompanhando seu blog a um tempo, e enfim, minha namorada e eu decidimos ir para o Canadá, mas gostariamos de ficar lá em definitivo. Gostariamos de começar com um teste fazendo curso de ingles de até 6 meses, para assim termos uma noção de adaptabilidade, dentre outros. Para posteriormente cursarmos algum college. Mas gostariamos de uma cidade de interior, nada de grandes metropoles, e correria. Poderia nos ajudar? Fazendo um post sobre provincias mais afastadas, até porque se ficarmos mais introsados com locais, teremos um aproveitamento maior do curso. Sua empresa é a nexus? Por gentileza entre em contato. Grato

  4. Rafa Canada disse:

    Olá André,

    Enviei um email pra vc já

    Aguardo retorno

    Abs


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...