facebook
RSS

Eu posso contar várias experiências que eu tive, entre aquisição e renovação de vistos, dentro e fora do Canadá.

Meu primeiro visto de estudante tirei no Brasil (obvio hehe), eu estava planejando há muito tempo fazer a viagem ao Canadá mas minha condição financeira nunca me permitiu muito, porém, fui orientado a pedir que meus pais fizessem a famosa carta custeio, se colocando como fiadores da minha viagem. Não satisfeito, eu ainda pedi que o meu tio Tb fizesse uma carta, assim, eu teria uma boa comprovação de renda. Juntei as cartas deles com os IRs de cada um separadamente, o meu IR e um extrato de 3 meses de uma conta de investimento que eu tinha e mandei para o consulado.

Na segunda vez, já no Canadá, eu queria renovar minha permanência, novamente eu pedi aos meus pais que fizessem a carta custeio (dessa vez em inglês) e, junto com os IRs deles e o meu IR enviei o pedido e fui aceito por mais o tempo de 6 meses.

De volta ao Brasil, após o término da minha extensão, na segunda vez que eu requisitei o visto para o Canadá, desta vez de trabalho, eu não tinha nem conta em banco e não apresentei nenhum fiador, eu apenas apresentei meu contrato com a empresa canadense e expliquei que eu já havia encerrado minha conta no Brasil devido à viagem, para esse tipo de visto, a necessidade de comprovação de renda é menor, já que vc está indo para trabalhar e terá renda lá para se sustentar.

Lá no Canadá eu recebi uma oferta de trabalho com direito a bolsa de estudo em uma escola, foi então que eu fiz uma nova requisição de visto, dessa vez solicitei a permissão de estudo e a extensão da permissão de trabalho, novamente (pelo fato do estudo) apresentei as cartas dos meus pais como fiadores junto com os IRs deles e o meu e a carta da escola. Fiz tudo online dessa vez, foi super fácil e rápido.

 

>>>>Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos>>>>

Tópicos Relacionados a esse tema:

143 Responses so far.

  1. Rafa Canada disse:

    Oi Tatiana,
    Vc basicamente reescreveu todas as informações do site do consulado nessa mensagem hehehe
    Repare nos formulários, eles são bem simples, vc precisa colocar as informações referentes a vc e a ninguém mais. No caso do seu marido, se ele não for viajar com vc, não tem pq vc enviar comprovantes de casamento, etc. A não ser que ele seja seu fiador.
    Aqui na agencia onde eu trabalho (Nexus Intercâmbio) nós ajudamos nossos alunos a fazer o processo de visto. Entre em contato conosco e vejamos como posso te ajudar, ok?
    Abrs

  2. Rafa Canada disse:

    Olá Karla,
    Namorado não é exatamente a melhor fonte para ser um fiador para o processo de visto, pois tecnicamente ele não possui vínculos com vc.
    Seria interessante vc procurar por ajuda de algum parente para realizar esse processo de visto
    Se ele for canadense, ele pode fazer uma carta convite para justificar o motivo da viagem, mas ainda assim vc precisará comprovar recursos e temo que ele não possa ser seu fiador.
    Espero ter ajudado
    Abrs

  3. Rafa Canada disse:

    Olá Gustavo,
    Sinto muito mas não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre o visto americano, minha especialidade é Canadá.
    Quanto a comprovação de renda, acho que seu tio pode ser seu fiador sim, apresente a certidão de casamento dele com a sua tia e deve funcionar
    Espero ter ajudado
    Boa sorte!

  4. Rafa Canada disse:

    Suas chances são as mesmas. Não vejo pq vc teria o visto negado, desde q vc tenha apresentado renda suficiente.
    Boa sorte!

  5. Rafa Canada disse:

    Olá Ana,
    Uma coisa não influencia na outra. De uma forma ou de outra, vc vai precisar de fiador para tirar o visto.
    Me procure aqui na Nexus e ficarei feliz em te ajudar com seu intercâmbio, ok?
    Abrs

  6. felipe disse:

    Ola , então estou mtu nervozo em questão do meu visto , tenho 18 anos e vou tirar o visto esse ano. Vou ajuntar a renda da minha mae , e mais a da minha madrinha. Estou com muito medo de ser negado , pois só vou comprovar a renda de bens. Vou fazer intercambio de 6 meses em Vancouver . Tem algumas dicas Rafael ? Obrigado , otimo site.

  7. Rafa Canada disse:

    Olá Leticia,

    Sinto muito, mas não vejo chances de vc conseguir ir (sendo bastante realista). Vc não tem uma oferta de trabalho que seja suficiente para aplicar para permissão de trabalho e não tem como comprovar renda para aplicar para um programa de estudo e trabalho, complicado =(

  8. Rafa Canada disse:

    Olá Felipe,

    Dica……. não se desespere, a maioria das pessoas que vão pra lá tem uma situação parecida com a sua.

    Se vc fizer uma boa aplicação, preencher tudo direitinho, etc, suas chances são boas.

    Se precisar de ajuda, eu trabalho com isso, me procure!

    Abrs

  9. marco disse:

    olá

    estou prestes a viajar para Toronto…
    intercambio 2 meses, sobre o visto:
    a unica comprovação que tenho de renda é uma poupança de a mais de um ano de R$40,000,00…o meu custo de viajem é de 15.000,00
    vc acha possivel tirar o visto somente com esta comprovação???o que posso fazer???

  10. Rafa Canada disse:

    Olá Marco, tudo bem?
    É possível sim!
    Acho que até te mandei um email com opções de escolas também (melhores preços), vc chegou a ver?
    Abrs

  11. ceciliahi disse:

    Qdo vc aplicou para o visto no online, vc enviou os IR em português mesmo?
    Obrigada.

  12. Rafa Canada disse:

    Olá Cecilia,

    Sim, enviei em português mesmo!

  13. Tamara disse:

    Olá,
    Tenho a renda baixa e pretendo passar 6 meses em torronto (3 estudo 3 trabalho), porém minha irmã irá pagar as passagens e a minha mae 50% da minha viagem, sendo os outros 50% eu mesma irei pagar… a grana é exata para o valor do curso e homestay de 1 mes e 2 mil dolares para os demais gasto que terei por lá. A chance de ser negado é alta?

  14. Rafa Canada disse:

    Olá Tamara,

    Uma coisa não tem absolutamente nada ha ver com a outra. Para o processo de visto, vc precisa apresentar fiadores que possuem condições financeiras para comprovar renda. Quem vai pagar ou não, como vai fazer, etc, não precisa ser mencionado no processo. Basta apresentar as cartas de custeio de cada pessoa e os comprovantes de rendimento de cada um.

    Se vc tem chances……. impossível prever sendo que vc não está fazendo seu processo comigo e não sei dos demais documentos e como vc vai preencher os formulários, eu diria que 50% de chances (não tenho como dizer nada diferente disso).

    Eu trabalho com intercâmbio especializado em Canadá, temos várias escolas, cursos, etc, e damos auxílio no processo do visto para nossos estudantes, caso interesse, me procure por email: rafael@nexusintercambio.com.br

    Boa sorte!

    Abrs

  15. Gabriela disse:

    Ola Rafa, to precisando tirar o visto canadense e tenho umas duvidas, espero q vc possa me ajuda. rsrs
    Primeiro que to morando na Irlanda ai tenho q dar entrada no pedido pelo consulado canadense de Londres, ai que está meu primeiro obstaculo. Nao acho a carta custeio em ingles, vc sabe onde posso achar? Pensei em traduzi-la mas tenho medo de ter algo de diferente.
    Outra coisa, minha mae que vai ”financiar” minha viagem alem da carta custeio eu preciso enviar tb IR e extratos dos ultimos 3 meses?? E precisa ser tudo original?
    Muito obrigada

  16. Leticia disse:

    Oi Rafa, tudo bem?
    Não consigo entrar na pag. “Comprovando vínculo com o Brasil na hora de aplicar para o visto”, então estou postando aqui mesmo…
    Gostaria de informação sobre a carta da empresa, comprovando que estarei de férias enquanto estiver no Canadá… Minha duvida é: como redigir essa carta?
    Trabalho para minha irmã, e não sabemos o que, especificamente, escrever nessa carta. Pode dar uma ajudinha? =D

  17. Rafa Canada disse:

    Olá Gabriela, tudo bem?
    A pagina em questão parece estar funcionando perfeitamente, não sei pq vc não conseguiu entrar, mas obrigado pelo aviso.
    Sobre o seu processo.
    Vc pode encontrar um modelo de carta custeio em ingles aqui no blog mesmo, na sesssão de “modelos”
    Sobre os comprovantes de renda. Pode ser tudo copia simples mesmo, sua mãe pode mandar por email pra vc.
    Espero ter ajudado e desculpe a demora para responder
    Boa sorte!

  18. Rafa Canada disse:

    Olá Leticia, tudo otimo e vc?
    Pois, vc é a segunda pessoa q diz não conseguir entrar na pagina, porém ela parece estar funcionando normalmente.
    Sobre o que escrever na carta.
    Vc precisa de uma declaração da empresa dizendo que vc é funcionária contratada de forma efetiva, que não está se desligando da empresa (aviso prévio) e que deverá retomar suas atividades normais ao retornar de sua viagem
    Papel timbrado e assinado por alguém com info de contato da empresa e da pessoa q assinou.
    Boa sorte!!

  19. Gabriela disse:

    Rafa minhs dúvida é a seguinte… Dentro do Canadá consigo dar entrada em processo de imigração? Para isso é melhor eu entrar como estudante ou turista?

  20. Renata disse:

    Olá. Dei entrada no meu visto de turista p/ o Canada hoje, mas estou nervosa. Naõ sou declarante, sou pós-graduanda e bolsista, então inclui o IR de minha mãe com os documentos dela tbm.Inclui copia do contrato que assinei onde trabalho que é por 3 anos, declaração e comprovante de matricula da pós que faço( só termina ano que vem), documento da casa que moro que está em meu nome, carta convite de uma pessoa que mora no Canadá. Minha dúvida é a seguinte, não sou rica (rsrs), então a renda total que apresentei (tanto minha q de minha mãe) é de +ou- 4.000 reais, e coloquei no formulario que vou levar em média 1.200 dolares para passar 15 dias no Canada (considerei que nao vou ter despesas com hotel, etc), será que tenho condições de conseguir o visto?? Estou nervosa com isso!!
    Obrigada

  21. Renata disse:

    Ah! Coloquei a quantia de 1.200 dolares contando com meu cartão de crédito também…

  22. Rafa Canada disse:

    Olá Renata,

    Aparentemente tem condições sim!

    Boa sorte!!

  23. Rafa Canada disse:

    Olá Gabriela, tudo bem?

    Qual o tipo de processo de imigração vc pensa em fazer?

  24. Luciano disse:

    Blz Rafa? Assim Cara minha noiva e canadense vamos casar agora em Agosto Aqui no brasil,logo depois do casamento vamos dar entrada no processo de requerimento de visto pois A Avó dela quer que nos passemos a Lua de MEl la no canada.. Ela(vó da minha noiva) vai pagar tudo desde a Passagem ate a estadia. dai fiquei na duvida, no formulário IMM5257 pede a Quantia que to levando pra viagem, mas ta ae o problema pois eu não vou pagar nada e sim a vó de minha noiva, ela pode ser minha sponsor?? ela ja mandou todas as fotocopias dos docs pra prova q ela possui recursos financeiros para me manter no pais e ainda as fotocopias dos docs provando q ela e canadense.. oq coloco no formulario na parte que pergunta a quanto q to levando pra viagem, e no momento não estou trabalhando, posso deixar a parte das informação do meu emprego em branco??

  25. Luciano disse:

    Blz Rafa? Assim Cara minha noiva e canadense vamos casar agora em Agosto Aqui no brasil,logo depois do casamento vamos dar entrada no processo de requerimento de visto pois A Avó dela quer que nos passemos a Lua de MEl la no canada.. Ela(vó da minha noiva) vai pagar tudo desde a Passagem ate a estadia. dai fiquei na duvida, no formulário IMM5257 pede a Quantia que to levando pra viagem, mas ta ae o problema pois eu não vou pagar nada e sim a vó de minha noiva, ela pode ser minha sponsor?? ela ja mandou todas as fotocopias dos docs prapprova q ela possui recursos financeiros para me manter la e ainda as fotocopias dos docs provando q ela e canadense oq coloco no formulario na parte que pergunta a quanto q to levando pra viagem, e no momento não estou trabalhando, posso deixar a parte das informação do meu emprego em branco??

  26. Elizabeth disse:

    Olá Rafa!

    Qual o período mínimo para eu solicitar meu visto para o Canadá já estando com as passagens compradas? O visto é estudo + trabalho – 6 meses.

    Abçs.

  27. Rafa Canada disse:

    O processo de visto de estudo “pode” demorar até 2 meses. Faça os cálculos e veja qual a antecedencia que vc precisa. Só não pode ser mais de 6 meses antes da data de início do seu curso.

  28. Renata disse:

    Oi Rafa!
    Escrevi pra você no dia 18 de julho (está logo acima meu texto), e estava preocupada com meu pedido de visto. Pois hoje recebi meu passaporte com o meu tão desejado visto canadense!!! Consegui!!!
    Gostaria de te agradecer por ter respondido meu comentário e, pricipalmente por ter me dado força com seu comentário positivo! rsrsrsrsrs
    Obrigada.
    Abraços!!!!!

  29. Rafa Canada disse:

    Olá Renata, tudo bem?
    Fico muito feliz em saber o resultado e grato por ter compartilhado aqui no blog!
    Desejo uma excelente viagem pra vc, aproveite muito!!
    Abrs

  30. Tatiana disse:

    Então uma pessoa sem dinheiro e sem formação, que queira mudar de vida através de uma viagem ao Canadá, não pode ter essa experiência por tb não ter envolvimento/parentesco com pessoas que tem dinheiro, ou seja, tudo é uma questão de ter dinheiro. Nossa…

  31. Gi disse:

    Olá pessoal, estou aqui para tentar acalmar as pessoas que estão tirando o visto. Acabei de receber o meu, eu não tinha como comprovar renda pois ganho pouco na carteira, mas conseguia um valor razoavel com as minhas comissões nos extratos bancarios, eu sugiro que vc coloque tudo verdadeiro como eu fiz, porém expliquei tudinho, o hostel que eu iria ficar, passeios e o fluxo de caixa qu tenho no momento e o que eu teria no dia da viagem, õ visto não é um bixo de 7 cabeças e se vc tiver condições de se manter no canada e estiver fazendo tudo certo é muito dificil não conseguir, queria apenas acalmar as pessoas q como eu são muito desesperadas rs rs
    Boa sorte a todos

  32. Luciano disse:

    Mandei meu pedido hoje torçam por mim ! o/ em breve postarei o resultado aqui

  33. Renata disse:

    Oi Rafa, é a mesma Renata daí de cima rsrsrs
    Pintou uma dúvida na minha cabeça quanto a minha chegada ao Canada. O que devem me perguntar na imigração? Eles pedem para olhar o dinheiro que estou levando e cartões de crédito? Se sim, posso apresentar cartão de débito que tenho (é um cartão internacional).
    Abraços!!

  34. Rafa Canada disse:

    Infelizmente, sim

  35. Rafa Canada disse:

    Adorei seu comentário Gi
    Muito obrigado pela sua colaboração!!
    Aproveite sua viagem!!

  36. Rafa Canada disse:

    Boa sorte Luciano!!

  37. Rafa Canada disse:

    Olá Renata,
    Não, eles não devem perguntar essas coisas, pelo menos não é comum eles perguntarem
    Vão perguntar o que vc foi fazer lá, pedir carta da escola ou o roteiro de passeio (se vc vai a passeio) e onde vc vai ficar.

  38. Mariana disse:

    Oi, Rafa! Vou realizar o pedido de visto de turista p/ o Canadá por esses dias. Vou fazer um curso de inglês de 1 mês. Bem, assim que terminei minha faculdade em junho já comecei a trabalhar. Ganho R$ 1000,00 por mês. A minha preocupação é que impliquem pelo pouco tempo que estou na empresa onde trabalho e já em janeiro vou viajar, embora os meus chefes me contrataram sabendo da minha viagem. Outra coisa que está me dano nos nervos é que meu pai será meu patrocinador, só que ele não declara imposto de renda. Os 3 últimos extratos bancários e contratos de prestação de serviços dele podem ajudar? Será que vai implicar alguma coisa não ter imposto de renda?! Vi acima que vc pediu seu tio para fazer uma carta custeio tbm. Não sabia que poderia fazer isso. Bom saber!

  39. Rafa Canada disse:

    Olá Mariana,

    Vc tendo uma carta da empresa liberando vc a passar esse tempo lá e apresentando documentação de renda do seu pai, mesmo sem o IR, deve dar certo sim!

    Qualquer coisa vc pode ter mais de 1 fiador se for preciso

    Boa sorte!

  40. Luciano disse:

    rafa quando eu chegar em toronto na parte da imigração, assim meu inglês e ruim demais kkk pois eu só falo em português com minha mulher(acredite ela fala perfeitamente e tão tal q quando ela foi tira o visto la em Toronto o cara tava pensando que ela era brasileira) como vou me comunicar com os agentes de imigração ? tem tradutor la no aeroporto?? quais as perguntas frequentes/ eles pedem pra ver a passagem de ida e volta? pedem pra ver dinheiro ?

  41. Rafa Canada disse:

    Olá Luciano,
    Não tem tradutor não… vc pode dar sorte de pegar algum que fala espanhol e tentar desrenrolar um portunhol hehe
    Perguntas básicas… o que vc vai fazer, até quando fica, onde vai ficar, etc
    Podem sim pedir para mostrar a passagem e a renda, não é comum, mas pode acontecer
    Boa sorte!!

  42. Clarice disse:

    ola Rafa! me tira uma dúvida! quando tentamos a renovação do visto de trabalho dentro do canada mesmo, precisamos fazer isso em 2 etapas? e pagar duas vezes aquela taxa de 150$? Pq pelo que vi, na primeira vez que solicitamos a renovação do visto, eles não mandam a gente enviar o passaporte. Então como a gente recebe aquele adesivo do visto no passaporte? não achei essa informação em lugar nenhum! vc sabe me responder?
    obrigada!

  43. Daniele Borges disse:

    Ola Rafa, tudo bem? Me tira uma duvida, eu vou para Vancouver, vou passar a 1a semana na casa de conhecidos, e as outras 4 em Homestay (que vou acertar la), preciso indicar alguma coisa no formulario para o visto? ou apenas coloco o custo estimado, incluindo oq vou gastar com acomodação? Ah, e vi que nao é legal colocar que tem conhecidos la, isso procede? Obrigada

  44. RAFAEL SANTOS disse:

    Boa Noite, Rafa

    Estou pretendendo realizar uma intercambio por apenas 1 mes no canada. Porem precisarei de um patrocinador que sera meu primo, ja no meu caso deveria ter quanto guardado em banco +- para realizar este intercambio ??
    Meu primo ele e socio de empresa isso conta em alguma coisa ele me ajudando financeiramente ?

    No aguardo.,

    RAAEL SANTOS

    SAO VICENTE – SAO PAULO

  45. Pedro disse:

    Muito informativo, Rafa! Uma dúvida, naquele campo “funds available for my stay”, eu devo colocar o valor total dos meus gastos lá, ou a renda total de meus familiares?
    Abraços

  46. Luciano disse:

    Rafa blz? Passaporte recebido visto concedido ! Diia 1 de outubro Toronto la vou Eu! O consulado nem ligou pra mim muito menos pediu vínculos com o brasil, acho que deve ser pelo fato de eu ser casado com uma canadense ! :D
    Valeu Rafa vc me ajudou muito ! uhuuuuuul

  47. LUCIANO disse:

    Rafa o consulado grampeou, tipo uma nota fiscal do pagamento do visto, tem o valor, o tipo de visto o dia que foi recebido pelo consulado, posso tira ou tenho que deixar ?

  48. LUCIANO disse:

    OBS: na ultima folha do passporte !

  49. Ana disse:

    Vou fazer doutorado sanduíche no ano que vem em Montreal. Como meu visto terá que ser de trabalho, será que somente a carta da Capes informando o valor da bolsa, auxílio deslocamento e demais auxílios é suficiente para comprovação de renda? Como sou estudante com bolsa, não tenho IR nem holerites. Somente declaração da Capes sobre os valores da bolsa.

  50. Renata disse:

    Rafa, tudo bom? Sou a mesma Renata que ja tinha feito post antes aqui. Estou em Montreal e gostaria de perguntar se voce sabe alguma agencia de empregos daqui, ou como posso procurar emprego aqui, caso me interesse. Estou adorando aqui e pensando seriamente em tentar alguma coisa pra ca, mas nao sei como fazer, ou procurar. Terias alguma dica para me dar?
    Beijos.


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...