facebook
RSS

Eu posso contar várias experiências que eu tive, entre aquisição e renovação de vistos, dentro e fora do Canadá.

Meu primeiro visto de estudante tirei no Brasil (obvio hehe), eu estava planejando há muito tempo fazer a viagem ao Canadá mas minha condição financeira nunca me permitiu muito, porém, fui orientado a pedir que meus pais fizessem a famosa carta custeio, se colocando como fiadores da minha viagem. Não satisfeito, eu ainda pedi que o meu tio Tb fizesse uma carta, assim, eu teria uma boa comprovação de renda. Juntei as cartas deles com os IRs de cada um separadamente, o meu IR e um extrato de 3 meses de uma conta de investimento que eu tinha e mandei para o consulado.

Na segunda vez, já no Canadá, eu queria renovar minha permanência, novamente eu pedi aos meus pais que fizessem a carta custeio (dessa vez em inglês) e, junto com os IRs deles e o meu IR enviei o pedido e fui aceito por mais o tempo de 6 meses.

De volta ao Brasil, após o término da minha extensão, na segunda vez que eu requisitei o visto para o Canadá, desta vez de trabalho, eu não tinha nem conta em banco e não apresentei nenhum fiador, eu apenas apresentei meu contrato com a empresa canadense e expliquei que eu já havia encerrado minha conta no Brasil devido à viagem, para esse tipo de visto, a necessidade de comprovação de renda é menor, já que vc está indo para trabalhar e terá renda lá para se sustentar.

Lá no Canadá eu recebi uma oferta de trabalho com direito a bolsa de estudo em uma escola, foi então que eu fiz uma nova requisição de visto, dessa vez solicitei a permissão de estudo e a extensão da permissão de trabalho, novamente (pelo fato do estudo) apresentei as cartas dos meus pais como fiadores junto com os IRs deles e o meu e a carta da escola. Fiz tudo online dessa vez, foi super fácil e rápido.

 

>>>>Se vc achou esse post útil, clique em curtir e compartilhe com seus amigos>>>>

Tópicos Relacionados a esse tema:

143 Responses so far.

  1. joyce disse:

    Ola Rafa
    Eu estou pedindo um visto de trabalho p o canada, e tenho um contrato de trabalho, porem eu nao tenho renda suficiente e nem dinheiro na conta ,porem eu tenho um padrinho que vai me ajudar nos custos da viagem vc acha que vou conseguir?

  2. Rafa Canada disse:

    Olá Clarice, desculpe a demora para responder.
    São coisas diferentes.
    Um é o visto (adesivo no passaporte)
    O outro é a permissão de estadia.
    O visto vc deve enviar o passaporte por correio para Ottawa, e vc já faz ambos de uma vez.
    Agora, se vc fizer a renovação online, vc só vai receber as permissões.
    Deu pra entender?
    Abs

  3. Rafa Canada disse:

    Olá Daniele,
    Não faz a menor diferença (para bom) vc mencionar isso no processo de visto.
    Sendo assim, não precisa falar nada…. Faça o processo como se vc não soubesse ainda onde vai ficar
    Boa sorte e espero ter respondido a tempo!!
    Abs

  4. Rafa Canada disse:

    Olá Rafael,
    O que ajuda é se ele consegue comprovar renda.
    Para 1 mês não precisa de muito, se vc tem R$3 mil na conta já ajuda
    Boa sorte!!

  5. Rafa Canada disse:

    Olá Pedro
    Coloque os gastos
    CAD$1500 por mês q for ficar lá
    Abs

  6. Rafa Canada disse:

    Olá Ana,
    Sua renda é a bolsa, mas vc pode utilizar fiadores para ajudar na comprovação de renda tb
    Agora, tem certeza q vc precisa de um visto de trabalho??
    Não faz sentido, se vc vai fazer seu doutorado lá, seria um visto de estudos
    Boa sorte!!

  7. Rafa Canada disse:

    Joyce,
    Acredito que sim.
    Eu pelo menos tinha as mesmas condições q vc quando apliquei para o meu e consegui
    Boa sorte!!

  8. Ana disse:

    Olá, Rafa! Obrigada. Tenho 4 conhecidas que foram esse ano e todas com Work Permit. Até teve uma delas que solicitou visto de estudante e eles pediram para trocar para trabalho. Vamos ver como minha solicitação se desenolve..

  9. Mariana disse:

    Oi Rafa, terei dois patrocinadores, as cartas podem ser iguais ou preciso especificar alguma coisa?
    E elas precisam ser autenticadas com firma em cartório?
    Outra mega dúvida. Um dos patrocinadores será meu pai…tenho dele: IR, os 3 últimos decore(4 mil) e um contrato p uma empresa q ele presta serviço. Tbm tenho os 3 últimos extratos bancários da conta corrente dele, só que tipo AGORA ela não tem uma quantia razoável, porém tem uma boa movimentação. Será que vou ter algum problema? Por isso, tive a ideia de colocar a minha tia como patrocinadora tbm. Ela tem dinheiro em conta, decorrência de herança e talz, e de alguns trabalhos que ela faz em casa mesmo. Só que aí, ela não tem imposto de renda. Então, minha situação fica complicada?!Obrigadaa!

  10. Rafa Canada disse:

    Olá Mariana, não vejo problema algum com a documentação do seu pai… mas mesmo assim, se vc tem mais alguém para incluir como fiador, faça, quanto mais melhor.
    Cada fiador vai assinar uma carta separada. Nada precisa ser autenticado ou reconhecido firma.
    Boa sorte!

  11. leandro disse:

    olá rafa estou para toronto na casa de amigos preciso da carta convite ela precisa ser autenticada.

  12. francisco disse:

    Quero ir para o canada trabalhar , sou eletrotecnico, como devo proceder?

  13. tony disse:

    Olá Rafa sabe informar se consigo tirar o visto americano aí no Canada estou indo fazer high school 6 meses e devido a problemas no consulado americano aqui no Brasil não quis arriscar não ter o passaporte comigo a tempo de viajar?Estão com muitos passaportes sem entregar.

  14. Rafa Canada disse:

    Consegue sim Tony, relaxa!

  15. Rafa Canada disse:

    Olá Francisco

    Comece procurando trabalho… vá na sessão de trabalho do Blog e leia as matérias, já é um bom começo

  16. Rafa Canada disse:

    Oi Leandro

    Não precisa ser autenticada não

  17. Marcelo disse:

    Boa noite,
    Em 2008 fui estudar nos Estados Unidos e fiquei ate 2010 mas sempre com entradas saidas durante as ferias da faculdade, nao terminei e voltei ao Brasil. Ano passo em 2012 fui novamente em janeiro e voltei ao Brasil em junho pro problemas familiares de saúde, estou a 7 meses no Brasil. Tenho ainda visto americano de estudante valido até setembro. Em 2009 fui jogar por um time americano no Canada, mas o time não sabia que precisávamos de vist e fui barrado na fronteira, em 2010, recebi o convite de uma faculdade para transferir para lá e tive o visto negado, certo que eles demoraram a me ar um retorno do resultando e quando me ligaram eu fui meio bruto com a cônsul, pq minhas aulas já tinham começado e eles nem pra me dar um retorno agora recebi novamante proposta pra jogar por uma faculdade canadense. Minha mãe declara o minimo mas tem uma fabrica de moda intima, eu sou sócio de uma empresa de intercambio pra faculdades nos USA, e caso precise tenho tios que tem
    IR bem altos, meu IR declaro isento, mas tenho carro no meu nome e a empresa com decore e extrato bancário teria como me dizer o que posso fazer, queria poder terminar minha faculdade abraço

  18. Rafa Canada disse:

    Olá Marcelo,

    Desculpe, mas eu fiquei um pouco confuso com sua história hehe

    Tem como vc me mandar um email, quem sabe conseguimos conversar melhor

    rafael@nexusintercambio.com.br

    Abs

  19. Egle disse:

    Olá! Tereia como me enviar a carta custeio em inglês? Tô precisando muito!

    Obrigada!

  20. Rafa Canada disse:

    Olá Elgle,

    Enviado

    Boa sorte!!

  21. Haniel disse:

    Iai beleza?! Vem ca precisa traduzir os comprovantes de renda?!

    Haniel

  22. Roberto disse:

    Oi rafa tudo bem?
    Estou indo para o canada dia 29 e acabei tirando o visto de turista com direito a estudar.
    Porém recebi uma proposta para fazer um college lah, com eu já comprei a passagem e tudo, gostaria de saber se eh possível eu refazer meu visto de turismo para estudante no EUA, pois tenho o visto de turismo de lah.
    Abrços

  23. Marcelo disse:

    Meu nome é Marcelo, e estou querendo tirar meu visto de estudante. Até o momento estou em conversação com a faculdade ainda, mas somente sobre o valor da bolsa, provavelmente terei 100% da bolsa pagarei somente moradia e alimentação. Infelizmente já tive problemas com o visto canadense. Em 2009 estava estudando em uma college nos USA e durante o verão estava em um time semi-pro, e tínhamos um jogo no Canadá, o time mal informado não sabia que eu e meu amigo brasileiro precisaríamos de visto e achava que só com o I-20, documento que comprova que estudo nos USA e passaporte entraríamos, mas fomos barrados. Voltei a minha faculdade normal, mas ao final do ano recebi um convite com bolsa completa só pagando moradia e alimentação em uma college canadense, e entrei em contato com um despachante. Fizemos tudo, mas o consulado demorou bastante para entrar em contato comigo, as aulas já tinham começado quando me ligaram. Eu fui um pouco chato com a pessoa que me ligou, falei que não daria mais tempo, até já tinha desistido de viajar, e logo depois recebi a resposta falando que meu visto foi negado. Agora a mesma faculdade entrou em contato comigo querendo que eu vá. Ano passado estava nos USA novamente em uma college americana do o auxiliar técnico e estudando. Agora tenho uma pequena empresa junto a um sócio de recrutamento de atletas para univerisades americanas, mas meu nome ainda não esta como sócio, mas se preciso colocarei, tenho carro, mas meu IR declaro o mínimo. Dinheiro recebo mais em mãos mas posso colocar no banco pra mostrar, e quem seria meu fiador seria uma tia minha mulher de um ex desembargador que faleceu, mas o IR dela é valor anual em torno de 120 mil. Da ultima vez foi um outro tio meu com renda de 40 mil anual. Gostaria de saber os valores de vocês e minhas chances.  Somente quero graduar, e essa faculdade é bem mais em conta que a que eu estava nos USA.

    Atenciosamente, 

    Marcelo Lima

  24. brunabiagi disse:

    Bom dia Rafa!

    Eu estou numa situação meio peculiar… preciso muito de ajuda! rs
    Meu namorado está participando do programa Ciencia Sem Fronteiras, temos 99% de certeza que irá dar certo. Caso de, pretendemos ir para Calgary. Ele terá o visto certamente pelo governo, pois irá ter 6 meses de curso de ingles e 1 ano de faculdade com bolsa de estudos mais uma bolsa auxiliar de +- 1000 dolares por mes do governo. Li no site do programa que ele pode usar essas declarações para me ajudar como sponsor para eu tentar o visto para ir com ele. Também pretendo usar carta assinada do meu irmão e dos meus pais como patrocinadores. Sou formada já na faculdade e falo ingles avançado… eu nao sei ainda a qual tipo de visto pedir, e nao sei se tenho chances de conseguir nessas condições… voce tem alguma dica pra mim?

    Muito obrigada, e adorei seu blog!!!!

  25. Rafa Canada disse:

    Normalmente não, a não ser que vc esteja renovando na provincia de Quebec, lá eles costumam pedir pra traduzir

  26. Rafa Canada disse:

    Roberto,
    Possível é, mas vc terá que ir pessoalmente e aguardar por 30 dias nos EUA ou mandar seu passaporte por correio e aguardar uns bons 3 meses para sair o resultado.
    Só é possível fazer essa alteração no consulado canadense em L.A. (que eu saiba)

  27. Rafa Canada disse:

    Olá Bruna, tudo bem?

    Vc tem chances sim, mas ainda não sei te dizer qual.

    Minha sugestão é… aguarde o resultad do processo dele e me procure por email que ficará mais fácil de te dar as diretrizes, ok?

    rafael@nexusintercambio.com.br

    Boa sorte!!

  28. Renato disse:

    Ola Rafael, se me responder eu agradeço.
    Tipo, fui no VAC e me pediram a famosa carta custeio e um DECORE de meu pai.
    Quanto meu pai tem que declarar neste decore para que tenha certeza de que eu prove que eles tem condições e que meu visto nao seja negado? Por volta de 2000 a 6000 serve?
    MUITO OBRIGADO

  29. Rafa Canada disse:

    Respondido por email já ;)

  30. silviageorgia disse:

    Rafa, eu estou noiva e meu noivo acabou de receber o visto de residente permanente. Nos planos dele, ele pretende casar lá e aplicar o sponsorship lá mesmo. Mas pelo que andei pesquisando, no meu caso, que não tenho nenhum vínculo aqui no Brasil, eu corro o risco de ter o visto de turista negado. Ou seja, no que vejo, seria melhor casar e aplicar aqui mesmo no Brasil, o que não impede de eu pedir visto para turismo ou estudos. Então, o que você me diria? Desde já agradeço a sua atenção.

  31. Rafa Canada disse:

    Olá Silvia, tudo bem?

    Infelizmente noivo e namorado é a mesma coisa. Sendo assim, acho melhor vcs casarem aqui antes, ok?

    Boa sorte!!

  32. pamela disse:

    boa tarde
    me tire uma duvida
    enviei meus documentos no dia 09/04/2013 pelo vac e ate agora nada
    essa é a 4 vez que dou entrada no meu visto
    das outras 3 dei entrada e nao tive nenhum problema,pois vou visitar a madrinha da minha filha,desde de 2010.
    mais dessa vez estou muito preocupada devido a demora vc sabe se esta demorando assim mesmo?
    ou o fato de ja ter entrada outras 3 vezes no pais ajuda…
    mandei todos os comprovantes,carta de custeio do meu pai,atestado de matricula faculdade e da escola da minha filha,conta poupança com valor acima de 15 mil…

  33. Rafa Canada disse:

    Ola Pamela,

    As vezes pode demorar mesmo.

    Acredito que vc já deva estar com o passaporte de volta em mãos a essa altura. Deu tudo certo?

  34. Aline disse:

    Olá Rafa.

    Estou com tudo programado para ir em julho para Toronto, para fazer um curso de ingles por 4 semanas, mas como está em cima da hora estou com muitas dúvidas sobre o visto, queria saber quais tipos de comprovação de renda posso enviar e se é muito complicado solicitar o visto por conta própria.

    Obrigada

  35. Rafa Canada disse:

    Olá Aline,

    Veja os documentos nessa lista: http://csc.public.s3.amazonaws.com/checklists/Brazil/pt/Temporary%20Resident/Checklist%20of%20Documents%20-%20Short-Term%20Students.pdf

    É tranquilo fazer por conta. Basta seguir as instruções desse site q eu passei

  36. Paulo disse:

    Olá Rafa.
    Tenho uma dúvida: Pretendo juntar, mês a mês, cerca de R$15 mil (ou C$7,600 aprox.) para uma viagem de 15 dias à Vancouver em meados de 2014. Não possuo conta de viagem em banco (apenas conta-salário comum) e estou financiando às minhas próprias expensas. Como poderei fazer para declarar esse valor para o Consulado Canadense a fim de ter o visto de turismo concedido?
    E esse valor é suficiente para essas 2 semanas lá?

  37. Aline NMM disse:

    Olá Rafa,

    Vou dar entrada no pedido de renovação da permissão de estudos através da internet. Meu pai irá declarar que me apoia financeiramente aqui no Canada. A documentação financeira do meu pai(IR completo, extratos bancários, contrato da empresa) precisa ter tradução juramentada? Se sim, o que seria o essencial, já que traduzir tudo fica muito caro pra mim (CAD 2,000). Muito obrigada!

  38. Veridiana disse:

    Olá Rafa, será que você pode me ajudar?
    Vou para o Canadá ficar 15 dias em Dezembro com uma amiga que faz intercambio, meus pais são aposentados e quem vai custear a minha viagem é minha tia que tem até firma aberta, mais como sou formada, só tenho vinculo de trabalho. Estou com medo do visto ser negado, até já queria comprar a passagem para declarar a volta, pode me dar umas dicas?

  39. Rafa Canada disse:

    Olá Paulo,

    Para passar 2 semanas lá vc vai precisar apenas de uns CAD2000

  40. Rafa Canada disse:

    Oi Aline,

    Acho que demorei demais para te responder, desculpe… Mas em todo caso, não precisa nem traduzir os comprovantes de renda

  41. Rafa Canada disse:

    Olá Veridiana, desculpe a demora em responder, por algum motivo eu parei de receber as notificações do blog.

    Não precisa comprar passagem não, por favor, isso só se faz depois que o visto saiu hehe

    Vinculo de trabalho é mais q suficiente, pode aplicar tranquila. Boa sorte!

  42. Eduardo Salazar disse:

    Oi RAfa,

    Meu irmao teve o visto negado agora apouco, ele saiu do emprego mas ainda esta cursando a facukldade, mas ele nao enviou a declaracao da mesma dizendo que ele esta matriculado e cursando e como ele esta sem emprego eles negaram alegando pouco vinculo com o pais de origem e pouca renda. Conseguimos a declaracao da Facukdade e estava pensando em ser o fiador dele sou empregado e tenho uma renda anaual de 88 mil , você acha pouco esse valor pra ser fiador dele?

  43. Rafa Canada disse:

    Olá Eduardo,

    No caso, para comprovar renda, eles pedem que vc envie seu IR e extrato dos 3 últimos meses, seja da conta corrente, poupança ou qq outro investimento q vc tenha. Não adianta ter uma renda anual de 88 mil e gastar 90 mil, entende? Por isso eles pedem pra ver extratos, pois só isso comprova renda de verdade.

    Espero ter ajudado

    Att


A influência dos so

Está pesquisando destinos para seu intercâmbio e se preocupa com ...

Tabela de Tarifas DH

Mais uma vez o blog 100% Canadá larga na frente ...

Solicitação de ret

Vc está pensando em ir para o Canadá e pretende ...

Vale a pena investir

Esta pensando em fazer intercâmbio mas não sabe se vale ...

Transporte público

Transporte público em Vancouver O transporte público em Vancouver é extremamente ...